Ah, museus... - parte 2

Um leitor deste blog - e amigo - sugeriu, ao ler a postagem sobre museus, uma visita a dois deles - ambos no Brasil. Sugeriu o Museu Imperial, em Petrópolis (RJ), e o Masp, em São Paulo.
Quando criei este blog, decidi que só comentaria sobre lugares que conheço. Como já estive em ambos os museus sugeridos, aí vão os comentários:

* Museu Imperial - Considerando que o Brasil teve - na comparação com países de tradição real - um curto período imperial, este lugar é o máximo. A arquitetura é bela, em estilo neoclássico, o que por si só já valeria uma visita. O museu em si guarda as "jóias" (no sentido literal e figurado) do império brasileiro. É uma viagem por uma época que dificilmente voltará. Apenas por curiosidade, o prédio - residência de verão da família real - foi construído entre 1845 e 1862. Antes, em 16 de março de 1843, um decreto do imperador Pedro II criou Petrópolis. A transformação do lugar em museu ocorreu em 16 de março de 1943 (curiosamente um século após o decreto do imperador) por meio de um decreto do presidente Getúlio Vargas.
Em tempo: em Petrópolis, cidade que carrega em seu nome a marca do império, existem muitos outros lugares para ir - ligados ao período imperial (como o Palácio de Cristal) ou não (como a casa de Santos Dumont, interessantíssima).
* Masp - Confesso que a última vez que passei por ele, no ano passado, tive uma certa impressão de desleixo nos arredores. Contudo, o mais importante do Masp é o seu acervo (e é sempre agradável ver uma obra de arte) - embora o prédio seja um marco da paulicéia desvairada, uma obra-prima da arquitetura, um desafio à lógica daqueles que nada entendem de engenharia.

PS: para quem quiser arriscar um passeio virtual, os sites destes dois museus são http://www.museuimperial.gov.br/ e http://masp.uol.com.br/.

2 comentários:

Mirele disse...

Já vivênciei grandes obras e exposições no Masp... é um lugar que me agradava muito e gostava muito de ir quando morava em SP. Quanto ao Museu Imperial, ainda não tive oportunidade de conhecê-lo..excelente recomendação..!!!
Aproveito para sugerir dois lugares bem interessantes que eu frequentava sempre que podia, principalmente quando eu estava caminhando pelo Parque Ibirapuera.. MAM de SP e a Bienal..
Beijos

Rodrigo Piscitelli disse...

Como disse, só posso tecer comentários sobre lugares que conheço. Não tive ainda a oportunidade de ir ao MAM. Portanto, fica a recomendação da Mirele.