Culinária tipicamente "quebecoá"

O Europea, do chef Jérôme Ferrer, é um dos restaurantes mais badalados da temporada em Montreal, no Canadá. Existe há 11 anos e apresenta uma culinária tipicamente “quebecoá”, como eles dizem, ou quebequense. Isto significa apostar em produtos locais e aproveitar as influências da gastronomia de todo o mundo.
O chef explica que há uma conexão cultural entre Brasil e Canadá porque são terras que receberam muitos imigrantes, cada um com seus hábitos. Isto fez com que a gastronomia seja uma mistura de tudo, com forte influência francesa, claro.


A comida atrai pelo olhar. Depois, o paladar. Da decoração do restaurante, que mistura clássico e contemporâneo, à arrumação dos pratos, cada detalhe faz diferença. O filé dá água na boca.

















Autor de vários livros, Ferrer afirma que não existe alta gastronomia ou culinária popular. O que tem é comida boa e ruim. Produtos de qualidade, bom tempero e bom cozimento são a receita para fazer a melhor cozinha do mundo, diz.
Amigo dos brasileiros Alex Atala e Guga Rocha, ele lembra das visitas aos mercados no Brasil. E brinca que  a caipirinha é muito, muito perigosa.
Outro restaurante na moda em Montreal é o Toqué! Aberto há vinte anos, ele se destaca pela parceria com pequenos produtores locais. Isto garante, segundo o chef Normand Laprise, o controle da qualidade, o que pode ser visto na preparação dos alimentos na cozinha. O chef faz questão de mostrar também os produtos in natura, na câmara fria.


Ele conta que conhece os produtores, sabe como trabalham, o que faz toda a diferença. O resultado disso chega à mesa. O colorido dos pratos, com toques florais, são um delírio para os olhos. O Toqué! tem forte influência da cozinha mediterrânea e latina. Frutos do mar são presença certa no cardápio. Carnes e peixes ganham sabor especial com os temperos.
A influência francesa inclui refeições mais longas, que duram até três, quatro horas. Tudo para apreciar cada detalhe.














O prazer da refeição se estende à sobremesa. Doces de amendoim, creme de cenoura, torta de limão, creme de morango com calda de vinho. Tudo com muita cor e frescor. Como nas páginas do livro assinado por Laprise.







O requinte do Toqué! está presente também na decoração, com toque contemporâneo. 




Nos dois restaurantes, os preços não são nada que não se pague num bom restaurante paulistano. Se passar por Montreal, não esqueça: a cozinha quebequense vale a pena!

1227 De La Montagne, Montreal, Canadá


900 Jean-Paul Riopelle Place, Montreal, Canadá













- Laprise, o amigo da perfeição


* Texto originalmente produzido para o programa "Mais Cultura" (TV Cultura, seg. a sex., 13h) - é a primeira reportagem do vídeo abaixo:


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

A Veneza verde do Norte

A tecnologia que empresas suecas levam mundo afora hoje em dia não é um acaso. O país tem vocação para invenções e descobertas. O passado v...

mais visitadas